
Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental
Ênfase em Terapia Comportamental Dialética
CRP07/19486
Abordagem terapêtica
Atuo com base em modelos terapêuticos baseados em evidência científica. Ou seja, tratamentos que foram embasados na ciência e avaliados para verificar se de fato oferecem resultados positivos.
Vários treinamentos que possuo são específicos para atuar com os problemas que, com frequência, levam as pessoas a buscar psicoterapia (leia mais em Tratamentos).
Dessa forma, sigo modelos de tratamentos reconhecidos pela sua efetividade. Dentre eles, a minha principal referência é a Terapia Comportamental Dialética (DBT, do inglês Dialectical Behavior Therapy).
A DBT é uma abordagem cognitivo-comportamental que alia a acolhida e a validação do sofrimento humano com a promoção de mudança. Para que as coisas melhorem na vida do cliente, a DBT promove a construção de novas habilidades pessoais para lidar com as dificuldades e obter mais equilíbrio e satisfação na vida. As pessoas terminam o tratamento com resultados visíveis de melhora e levam consigo uma "caixinha de ferramentas", que são as novas capacidades aprendidas.
Quer saber um pouco mais sobre a Terapia Comportamental Dialética?
A DBT trabalha muito o desenvolvimento de habilidades emocionais e interpessoais. Com essas habilidades, conseguimos ser mais inteiros na nossa vida e mais realizados.
Há quatro habilidades principais que nos ajudam muito com os problemas de vida: ser capaz de identificar e regular emoções, conseguir tolerar em alguma medida sofrimento e mal-estar, ser capaz de ser efetivo nos relacionamentos e, sobretudo, ser capaz de viver o presente (habilidades de atenção plena ou mindfulness).
Embora a DBT seja uma abordagem recente ainda no Brasil, ela é muito conhecida e respaldada no mundo todo por ser uma abordagem rica em técnicas que ajudam a alcançar resultados encantadores em nossas vidas. Essa abordagem entrou na minha vida e trouxe não só recursos de trabalho, mas uma modificação pessoal. É um modelo baseado em princípios muito transformadores.